O que é o curso PHTLS? Metodologia, 6 conteúdos, estações práticas, história e objetivos

Introdução ao curso PHTLS

O curso PHTLS é um dos mais procurados cursos internacionais de imersão.

O advento do atendimento pré-hospitalar (APH) no Brasil, em especial com a criação do SAMU, mudou substancialmente a sobrevida do paciente vítima de trauma – principal causa de morte até a quarta década de vida em todo o mundo. Os rápidos avanços nas técnicas e na tecnologia disponível para atendimento na cena, exigem do profissional de APH um constante e indispensável preparo. Treinamento é a chave para bons resultados e para reduzir o forte impacto do financiamento da saúde, mesmo em países com grande desenvolvimento.

Na atenção às vítimas de trauma, um socorro bem-feito na cena é um dos principais elementos para redução da mortalidade e minimização das sequelas. Lesões que implicam risco de vida não admitem falhas e, muitas vezes, podem ser estabilizadas por profissionais preparados. Uma abordagem cuidadoso, específica e sistematizada diminui as lesões despercebidas e reduz o número de mortes evitáveis.

O PHTLS (Pre-Hospital Trauma Life Support) é um curso avançado de atendimento ao pré-hospitalar ao trauma desenvolvido pela National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT), destinado a aperfeiçoar as habilidades na assistência pré-hospitalar ao traumatizado grave. 

Hoje, muitos serviços de emergência no Brasil e hospitais, exigem essa certificação na seleção de profissionais que, realizando um atendimento sistematizado, podem promover maior sobrevida e menos sequelas, elevando a qualidade da assistência e otimizando o trabalho em equipe e o fluxo dos serviços hospitalares.

O que é o curso PHTLS? Metodologia, 6 conteúdos, estações práticas, história e objetivos 1

Histórico do curso PHTLS

Criado nos Estados Unidos em 1983, o programa PHTLS é o mais completo e bem-sucedido treinamento para profissionais do atendimento pré-hospitalar. O programa já formou milhares de socorristas em 50 países e conta com evidências na literatura médica que ratificam sua eficiência.

Objetivos do curso PHTLS

O objetivo do programa é qualificar profissionais para o atendimento pré-hospitalar ao trauma através de um método efetivo, simples e replicável, empregando uma sequência de procedimentos que podem ser realizados com um mínimo de recursos disponíveis. Este modelo padronizado qualifica os profissionais que atuam na cena e que estão sujeitos as mais diversas intempéries, as vezes com risco a sua própria segurança.

O Programa destina-se ao atendimento pré-hospitalar ao traumatizado, em nível básico e avançado. Participam profissionais da saúde de todos os níveis, respeitada sua área de atuação.

Metodologia de Ensino do curso PHTLS

O curso PHTLS envolve um programa de imersão de 2 dias que exige a dedicação integral do aluno e dos instrutores.

O curso é composto por 1 diretor e 3 instrutores selecionados entre alunos que se destacam e que recebem formação específica para exercerem essa atividade. Uma vez aprovado no curso preparatório e havendo participado de cursos como candidato, o instrutor é integrado aos cursos oficiais e poderá participar de cursos em todos os países membros do programa.

 As aulas teóricas constituem a base do conhecimento e apresentam um modelo semi-interativo, com discussões de casos em que o aluno vai incorporando o conhecimento de forma coletiva e cumulativa.

As aulas práticas são realizadas na forma de estações de habilidades onde os elementos teóricos do manual são postos em prática, oferecendo a oportunidade de treinar sob orientação os diversos procedimentos, após uma demonstração feita pelo instrutor.

Essas atividades também transcorrerão a partir do atendimento de casos. Todo o equipamento necessário está disponível, proporcionando ao aluno a consolidação realística do aprendizado, incluindo o atendimento a vítimas simuladas por atores, sempre com base no atendimento sistematizado. Os alunos, divididos em pequenos grupos participam ativamente das estações em sistema de rodízio, sendo observados e avaliados pelo desempenho, conhecimento e domínio das técnicas e procedimentos, dando subsídios aos instrutores para sua avaliação final.

As atividades práticas permitem exercitar, com realismo, o atendimento ao traumatizado, dentro do princípio de realizar na cena somente as intervenções necessárias. O PHTLS preconiza evitar a perda tempo no local, minimizando o dano ao traumatizado grave.

 As avaliações são teóricas e práticas. Antes do curso é aplicado um pré-teste, com questões de múltipla escolha, que deve ser entregue logo na chegada ao curso. Uma outra prova similar, com mais peso, é aplicada ao final do segundo dia, em sala de aula. Também no segundo dia é realizado um teste prático, onde o aluno é avaliado de forma integral, levando em consideração, inclusive, os itens supracitados.

Conteúdo do curso PHTLS

O PHTLS aborda aspectos relevantes da prevenção, biomecânica, anatomia e fisiopatologia dos diversos sistemas envolvidos nas lesões. Por esta razão é útil para estudantes e profissionais de áreas correlatas à saúde, ligados a serviços médicos, de segurança e de prevenção de acidentes.

O que é o curso PHTLS? Metodologia, 6 conteúdos, estações práticas, história e objetivos 2

Com base no ABCDE do trauma, o PHTLS respeita as mais consistentes diretrizes do atendimento ao trauma adaptadas para as situações de atendimento na cena. A tradicional sequência Airway, Breathing, Circulation, Disability and Exposure, oferece uma sistemática lógica e efetiva de reanimação e, no caso do APH, encaminha para atendimento hospitalar um paciente assistido por uma linguagem comum, o ATLS. Agora precedido por um X, o PHTLS renova o programa, com conteúdo de caráter iminentemente prático.

São abordados os conteúdos descritos no Manual do PHTLS que deve ser lido pelo aluno previamente ao curso. Esta é uma condição indispensável para um bom desempenho.

O conteúdo teórico, transmitido e debatido durante as aulas são, posteriormente, praticados em pequenos grupos, conforme já descrito. São utilizados materiais e equipamentos inerentes ao APH, além de simuladores e manequins vivos que proporcionam ao aluno um ambiente mais próximo da realidade.

PHTLS Nova Versão

Na atualização do protocolo de atendimento pré-hospitalar a avaliação primária conta com o acréscimo da etapa X, que corresponde ao controle do sangramento externo grave ou exsanguinante antes do ABCDE (choque hipovolêmico). Nesses casos, o tratamento do C antecede as demais etapas do atendimento e a hemorragia externa é identificada e controlada prioritariamente.

O controle rápido do sangramento arterial passa a ser, então, o principal objetivo nos cuidados do paciente traumatizado e o treinamento das técnicas de controle da hemorragia, como a pressão direta no local de sangramento e o uso de torniquetes, também são parte do PHTLS.

É indiscutível a importância do protocolo como guia para os profissionais de APH. Devido a grande gama e demanda de atendimentos pré-hospitalares, é de suma importância a atualização dos profissionais de APH, a fim de que sejam mais proficientes nas tomadas de decisão e na execução de procedimentos durante essa fase inicial do atendimento, considerada a hora de ouro, a qual define o prognóstico do paciente.

Desta forma, é indispensável, que os profissionais da saúde e de áreas correlatas estejam familiarizados, atualizados e treinados na execução destes protocolos de atendimento pré-hospitalar, qualificando a assistência e ampliado a sobrevida dos pacientes.

ABCDE do Trauma

A – Via Aérea com proteção da coluna cervical;

B – Ventilação e respiração;

C – Circulação com controle de hemorragia;

D – Disfunção, estado neurológico;

E – Exposição com controle do ambiente.

A e B – Via Aérea e Ventilação

O que é o curso PHTLS? Metodologia, 6 conteúdos, estações práticas, história e objetivos 3

São abordadas e simuladas durante o curso em manequins próprios para as manobras e técnicas de manejo das vias aéreas e ventilação:

– Desobstrução de vias aéreas: Tração da Mandíbula e Elevação do Mento, aspiração da cavidade oral com dispositivo rígido de aspiração, retirada de corpo estranho com pinça de Maguil e colocação de cânula oro e nasofaríngea.

– Ventilação: Colocação da máscara não reinalante com reservatório, utilização do dispositivo bolsa-válvula-máscara, inserção de máscara laríngea, apreciação de dispositivos alternativos para a ventilação mais invasiva: tubo laríngeo e intubação traqueal.

C – Choque

Abordagem do Choque Hemorrágico através da simulação de atendimento à vítima traumatizada, executando as técnicas de contenção de hemorragia (compressão direta, uso do torniquete), verificando os dispositivos para acesso venoso e realizando o treinamento da punção intraóssea e contenção pélvica com uso de cinta pélvica

D – Trauma Cranioencefálico

Reconhecimento de alterações do nível de consciência, das lesões neurológicas ameaçadoras da vida e do uso da Escala de Coma de Glasgow.

E – Trauma Vertebromedular e Musculoesquelético

Manuseio de dispositivos e equipamentos para restrição e imobilização da coluna (colar cervical, protetores laterais de cabeça e maca rígida) e extremidades (talas moldáveis, tala Split e bandagens).

Credenciamento Internacional do curso PHTLS

O PHTLS é um programa educacional vinculado à NAEMT (National Association of Emergency Medical Technicians) com apoio do ACS (American College of Surgeons). O Comitê de trauma dessa instituição emite os certificados e credenciamentos, formula as políticas a serem implantadas e elabora uma atualização de conteúdos a cada 4 anos. Razão pela qual o credenciamento internacional do aluno tem validade de 4 anos, o que implica revalidá-lo após esse período.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Deixe um comentário

Siga-nos

Nossos cursos: