PEDIATRIC ADVANCED LIFE SUPPORT – SUPPORTE AVANÇADO DE VIDA EM PEDIATRIA
PALS / SAVP
O programa PALS é um dos mais conhecidos e importantes cursos internacionais de emergências pediátricas.
O pronto reconhecimento e atuação em situações de risco à vida dos pacientes pediátricos é crucial para o melhor desfecho desses casos.
O PALS é um curso avançado de atendimento às emergências pediátricas que abrange desde o diagnóstico até o atendimento dos casos onde há deterioração de um quadro clínico agudo que pode levar à PCR ( parada cardiorrespiratória). Engloba ainda a RCP (Reanimação Cardiopulmonar) baseada em guidelines atualizados.
Desenvolvido pela American Heart Association (AHA), o programa RS realizado no CETS é coordenado tecnicamente pela SPRS (Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul), um renomado polo de formação de Pediatras.
Objetivo do curso PALS
O curso PALS tem como objetivo qualificar profissionais de saúde que, direta ou indiretamente, atuem no tratamento das emergências pediátricas que podem evoluir com PCR, sejam elas de origem cardiológica, respiratória, infecciosa ou acidentai. Através de um programa teórico objetivo e de atendimentos simulados, com uso de manequins, o aluno pode treinar sob orientação o socorro a muitas destas ocorrências.
O grande objetivo do programa é melhorar os desfechos destes casos com aperfeiçoamento e segurança dos profissionais envolvidos.
Hoje, muitos dos serviços de emergência e hospitais do Brasil, recomendam e valorizam essa certificação para a atuação do profissional, que realizando um atendimento sistematizado promove maior sobrevida e menor número de sequelas, elevando a qualidade da assistência, do trabalho em equipe e do fluxo dos serviços hospitalares.
Metodologia de Ensino do curso PALS
As aulas teóricas reforçam o conhecimento exigido pela leitura prévia do livro do aluno, que só pode realizar o curso após aprovado em pré- teste vinculado ao livro. O livro, o material audiovisual e didático possuem versão em português.
As aulas práticas são realizadas na forma de estações de habilidades onde os elementos teóricos do manual e das aulas interativas será posto em prática simulando condições reais de atendimento.
As avaliações são teóricas e práticas. Uma prova similar ao pré-teste, com mais peso, é aplicada ao final do segundo dia, em sala de aula. Também no final do segundo dia é realizado um teste prático, nos mesmos moldes das estações com manequins, onde o aluno é avaliado de forma integral.
Conteúdo do curso PALS
São abordados os conteúdos descritos no Manual do aluno que deve ser lido pelo aluno previamente ao curso. Esta é uma condição indispensável para um bom desempenho.
O programa inicia com a Avaliação e Atendimento Iniciais, em que é abordada a sistematização que embasa os protocolos mundiais de atendimento à criança, passando pelo reconhecimento dos pacientes que necessitam, ou não, de intervenção imediata; avaliação do paciente iniciando pelo “ Triângulo de Avaliação Pediátrica”, seguindo pelas avaliações primárias, secundárias e terciárias; estudo e aplicação das dinâmicas de grupo; reconhecimento das situações de desconforto e insuficiência respiratória com suas terapêuticas diferenciadas a cada quadro; reconhecimento, classificação e tratamento dos diversos choques; diferenciação dos quadros instáveis e estáveis nos pacientes com arritmias cardíacas, com orientação para o tratamento adequado; reconhecimento da PCR com imediat0 início de manobras de RCP, inclusive com desfibrilador externo automático (DEA) e desfibrilador nas diversas faixas pediátricas (bebês, crianças e adolescentes); tratamento pós PCR e orientação de como lidar com o óbito.