Campinas 2019 será sede do primeiro European Trauma Course (ETC) na América

Campinas 2019 será sede do primeiro European Trauma Course (ETC) na América 1

OEuropean Trauma Course (ETC) é um curso de imersão em atendimento ao traumatizado voltado para médicos e outros profissionais de saúde que foi desenvolvido em Malta e depois na Bélgica, em 2008, sendo considerado o estado de arte nos cuidados agudos do traumatizado, com foco no trabalho em equipe e em estações práticas.

Campinas 2019 será sede do primeiro European Trauma Course (ETC) na América 2

European Resuscitation Council (ERC), em colaboração com a European Society of Anaesthesiology (ESA), a European Society for Trauma and Emergency Surgery (ESTES) e a European Society for Emergency Medicine (EuSEM)criaram o European Trauma Working Group, difundindo o ETC para mais de 20 países, com mais de 80 cursos realizados anualmente, principalmente nos países europeus.

Campinas 2019 será sede do primeiro European Trauma Course (ETC) na América 3

Até o presente momento nenhum ETC foi realizado nas Américas, e a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), em parceria com a ESTES, está trazendo o curso para o Brasil, com o apoio da TERZIUS.

O primeiro ETC será realizado de 27 a 29 de maio de 2019, em Campinas, SP, como atividade pré congresso do Campinas 2019, que é a união de quatro eventos científicos em um único megaevento: 9th World Congress of the Abdominal Compartment Society, XIII Simpósio Internacional da SOBED, Congresso da SOBRACIL-SP 2019 e INTERGASTRO & TRAUMA 2019.

O ETC é um curso realizado em 2½ dias e essa primeira edição já está com as 12 vagas para alunos esgotadas, sendo 9 cirurgiões da SBAIT e Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), uma anestesiologista (da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, SBA), um emergencista (presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência, ABRAMEDE) e um intensivista (ex presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB). Outros cinco brasileiros da SBAIT, que já realizaram o curso em Portugal, irão participar como candidatos a instrutores do ETC. Caso o curso tenha a aprovação dos participantes, o objetivo da SBAIT é divulgar esse curso no Brasil, seguindo o modelo europeu, fazendo uma parceria com o CBC, SBA, ABRAMEDE e AMIB.

Para o primeiro ETC no Brasil já estão confirmadas as presenças dos instrutores internacionais: Alistair Mountain (cirurgião ortopedista, da Inglaterra, Diretor do Curso), Michael Hüpfl (anestesiologista, da Áustria, Educador do Curso), Jonathan Tilsed (cirurgião, da Inglaterra), Piotr Kolęda (cirurgião pediátrico, da Polônia), Carlos Mesquita (cirurgião, de Portugal), Luís Miguel Rocha Ferreira (cirurgião, de Portugal), Ileana Lulic (anestesiologista, dos Emirados Árabes Unidos), Sérgio Baptista (anestesiologista, de Portugal) e Eládio Cardoso (enfermeiro, de Portugal).

Para que todos conheçam mais sobre o European Trauma Course (ETC), no dia 30 de maio, quinta-feira, às 8h00, haverá uma palestra (em inglês) no congresso Campinas 2019, no Royal Palm Hall, com a presença de todos os instrutores, para darem mais informações sobre o desenvolvimento do curso no Brasil.

Fonte: SBAIT

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Deixe um comentário

Siga-nos

Nossos cursos: