O que é o curso ATCN? 6 conteúdos do curso

Foto curso ATCN

Introdução ao curso ATCN:

Embora pouco divulgado, o trauma é a principal causa de óbito entre 1 a 45 anos e a terceira da população geral no mundo. É um problema mundial de saúde pública que tem provocado forte impacto na morbimortalidade e nos recursos financeiros, principalmente dos países em desenvolvimento. No manejo do traumatizado, tempo é fundamental e as lesões que implicam risco de vida imediato não admitem investigação prévia detalhada. A abordagem sistematizada evita que lesões passem despercebidas, melhorando o prognóstico e diminuindo mortes evitáveis.

À vista disso, os programas educacionais no mundo, vem intensificando a discussões a respeito do tema e com isso, difundindo o ensino de forma padronizada, a fim de capacitar e qualificar cada vez mais os profissionais que estão à frente desse problema. A exemplo disso, o ATCN (Advanced Trauma Care for Nurses) – Atendimento Avançado ao Trauma para Enfermeiros, é um curso avançado de trauma desenvolvido pela Sociedade de Enfermeiros de Trauma (STN – Society of Trauma Nurses), dos Estados Unidos, destinado a enfermeiros interessados em aumentar seu conhecimento e aperfeiçoar suas habilidades no atendimento do doente traumatizado.  

A realização do curso acontece concomitantemente com o ATLS (Advanced Trauma Life Support) – Suporte de Vida Avançado ao Trauma, que é um curso ministrado para médicos criado pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ACS).

Curso ATCN para enfermeiros
O curso ATCN é ministrado pelo CETS há mais de 10 anos no Brasil.http://cets.com.br/cursos/atcn/

Histórico do ATCN:

Em 1985, no Arizona (EUA), teve início o projeto cujo objetivo era desenvolver um curso avançado de trauma voltado para os enfermeiros. Após estudos, pesquisas e conclusão do projeto o curso foi intitulado como ATCN (ADVANCED TRAUMA CARE FOR NURSES). Passados 13 anos (1998) e o curso já firmado, a Society of Trauma Nurses (STN) adota o curso ATCN® como programa oficial de formação em trauma e em 2000se consolida a parceria entre o Comitê de Trauma (COT) do Colégio Americano de Cirurgiões (ACS) e a Sociedade de Enfermeiros de Trauma (STN). A partir dessa data o curso começa a ser difundido pelo mundo e países como:

  • EUA (30 estados)
  •  Dinamarca
  •  Arábia Saudita
  •  Itália
  •  Hong Kong
  •  Suécia
  •  Porto Rico
  •  Espanha e
  •  Portugal
  • Chile (Inativo)
  • Colômbia
  • Equador
  • Uruguai
  • Argentina
  • Paraguai,
  • começam a implantar e criar núcleos em instituições de ensino e hospitais a fim de realizar o curso para capacitar seus enfermeiros, visando a melhoria nos atendimentos bem como a formação de novos instrutores. E em junho de 2008 o Brasil inicia o seu processo para implantar o curso ATCN e adotá-lo como programa oficial de formação em trauma. Enfermeiros do Hospital das Clínicas de São Paulo realizam o primeiro curso de alunos ministrado por instrutores de Portugal, que além de capacitar e certificar esses profissionais, indicaram alunos como potenciais instrutores. Novos instrutores, agora brasileiros, habilitados e certificados começaram a difundir nacionalmente o ATCN, criando e implantando os núcleos no país, realizando os cursos e formando mais instrutores.

Núcleos Nacionais:

  • 2009 – HCFMUSP, SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
  •  2010 – CETS, RS (Centro de Ensino e Treinamento em Saúde)
  •  2012 – FCMSCSP, SP (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
  •  2013 – Santa Casa CG, MS (Santa Casa de Campo Grande)
  •  2014 – INESS, BA (Instituto de Ensino e Simulação em Saúde)
  •  2016 – Samaritano, SP (Hospital Samaritano São Paulo)
  •  2017 – NESES, SE (Núcleo de Ensino em Saúde e Emergência de Sergipe)
  • 2019 – CETMA – PR (Centro de Estudos Terapêuticos Miguel Arcanjo)

   Cursos realizados:

  •  Barreiras, BA
  •  Belém, PA
  •  Cacoal, RO
  •  Goiânia, GO
  •  Jaú, SP
  •  Ji-Paraná, RO
  •  Maringá, PR
  •  Natal, RN
  •  Porto Velho, RO
  •  Ribeirão Preto, SP
  •  São Paulo, SP
  •  Maceió, AL

Instrutores habilitados:

  •  Alagoinhas, BA
  •  Aracaju, SE
  •  Belém, PA
  •  Campo Grande, MS
  •  Itapetininga, SP
  •  Porto Alegre, RS
  •  Ribeirão Preto, SP
  •  Rio de Janeiro, RJ
  •  Salvador, BA
  •  São Paulo, SP
  •  Sorocaba, SP
  •  Maringá, PR

Números atuais fazem referência aos 10 anos do curso ATCN no Brasil: São 2.690 Enfermeiros treinados em 180 Cursos de Alunos realizados por todo o país. Foram formados 88 Instrutores em 13 cursos para a formação de instrutores e 17 Diretores.

Foto curso ATCN

      Objetivos do curso ATCN:

O curso tem como objetivos desenvolver competências assistenciais para o atendimento ao doente traumatizado, instrumentalizando os Enfermeiros que se identificam em atender estes pacientes no Serviço intra-hospitalar, para realizar o cuidado com excelência e autonomia baseado em processos seguros, evidências clínicas e diretrizes internacionais, uniformizando as condutas juntamente à equipe multiprofissional.

Hoje, muitos dos serviços de emergência no Brasil, exigem essa certificação para a atuação do profissional, que realizando um atendimento sistematizado prevê lesões ameaçadoras da vida, implementa condutas padronizadas e eficazes, implicando num percentual maior de sobrevida bem como na redução de sequelas pós trauma desses doentes, além da melhoria na qualidade da assistência, do trabalho em equipe e dos fluxos e processos dos serviços hospitalares.

       Metodologia de Ensino do curso ATCN:

– Curso de imersão de 2 dias que exige a dedicação integral do aluno.

– Coordenação e Instrução: O curso é composto por 1 diretor e 4 instrutores. A formação desses se dá, após terem feito o curso de aluno, e pelo seu bom desempenho teórico-prático, domínio exímio do conteúdo e das técnicas, respostas e comentários procedentes e aprovação,  são indicados a potenciais instrutores. De posse da indicação, fazem o curso para a formação de instrutores e, se aprovados, recebem o título de instrutor, podendo assim ministrar as aulas, conforme demanda e em qualquer lugar do país. Quanto ao Diretor: deve ser instrutor e vinculado a um núcleo, cuja direção desse núcleo fará a indicação. Indicado, realizará o curso de formação de diretor, e tal como o instrutor, se aprovado, recebe o título e inicia as suas atividades.

– Aulas teóricas e práticas

Quanto às aulas teóricas: são expositivas/interativas, ministradas por instrutores médicos em que são utilizados slides ilustrativos que possibilitam ao aluno acompanhar de forma mais efetiva as explicações do instrutor, assim como os casos descritos referentes ao conteúdo, que geram a interatividade aluno-aluno, aluno-instrutor, proporcionando a discussão e participação ativa  na resolução dos mesmos. Quanto às aulas práticas, são realizadas na forma de estações, sendo abordados em cada uma, assuntos específicos que  contemplam a teoria.

Manequins vivos devidamente caracterizados simulando lesões, sinais, sintomas e um cenário o mais próximo do real, além de todo o material e equipamento médico-hospitalar são utilizados, proporcionando ao aluno a consolidação do aprendizado, através da demonstração de técnicas e procedimentos por parte do instrutor, realização do atendimento à vítima, execução de procedimentos, implementação de condutas, discussão de hipóteses diagnósticas e/ou diagnósticos, sempre como base o atendimento sistematizado, estando o instrutor presente como facilitador e referência para os questionamentos, esclarecimento de dúvidas e possíveis divergências de opiniões.

Os alunos, divididos em pequenos grupos e conforme a sua função, participam ativamente de todas as estações na forma de rodízio, sendo observados e já parcialmente avaliados pelo desempenho, conhecimento, condutas, habilidades e domínio de técnicas e procedimentos, dando subsídios aos instrutores para a avaliação final.

– Avaliação teórica e Avaliações práticas

 As avaliações do curso ATCN são teórico-práticas. É aplicada, antes do curso, uma prova com questões de múltipla escolha, chamada de Pré-Teste, que o aluno responde pela internet e ao final do curso, uma outra prova teórica com questões de múltipla escolha, que o aluno responde na sala de aula. A prova prática é realizada individualmente, nos mesmos moldes das estações e o aluno é avaliado de forma integral, levando em consideração, inclusive, os mesmos itens: desempenho, conhecimento, condutas, habilidades e domínio de técnicas e procedimentos.

Fotos do curso ATCN

       Conteúdos do curso ATCN:

São abordados os conteúdos descritos no Manual do ATLS e do curso ATCN, que deverá ser lido pelo aluno previamente ao curso.

Da Avaliação e Atendimento Iniciais em que é abordada a Sistematização do Atendimento, que embasa os protocolos mundiais de atendimento ao traumatizado, passando pelos traumas Cranioencefálico, Torácico, Abdominal, Pélvico, Vertebromedular e Musculoesquelético, até as Queimaduras e os traumas nas Populações Especiais – Criança, Idoso e Gestante.

No que tange aos conteúdos específicos: em nível teórico, são todos explanados utilizando-se slides ilustrativos e promovendo a interação de alunos e instrutores com pequenas discussões de casos em sala de aula, ao passo que na prática, ocorrem discussões de objetivos específicos relacionados ao conteúdo, citados a cada início de estação, além da demonstração, execução de procedimentos e técnicas, bem como a simulação de atendimentos, visto que são utilizados os materiais e equipamentos médico-hospitalares e os manequins vivos, proporcionando ao aluno situações e um ambiente o mais próximo da realidade.

Avaliação e Atendimento Iniciais

São apresentadas as Avaliações Primária e Secundária e o Tratamento, além da Sistematização do Atendimento, de uma forma detalhada e minuciosa, que tem base numa sequência que visa o tratamento de acordo com as prioridades e avaliação do doente: XABCDE

X – Controle de hemorragias exsanguinantes

A – Via Aérea com proteção da coluna cervical

B – Ventilação e respiração

C – Circulação com controle de hemorragia

D – Disfunção, estado neurológico

E – Exposição/ controle do ambiente: despir completamente o doente, mas prevenindo a hipotermia

O aluno realiza um atendimento passo a passo, implementando as Avaliações Primária e Secundária, de forma a explorar cada elemento da sequencia XABCDE. Com base no caso, faz a abordagem inicial, prevendo as lesões ameaçadoras da vida, manuseia os equipamentos e executa técnicas e procedimentos como a colocação de máscara de oxigênio, monitorização cardíaca, oximetria, capnografia, ausculta pulmonar, entre outros.

Via Aérea e Ventilação – A/B

São abordadas e simuladas em manequim próprio de Vias Aéreas as manobras e técnicas de manejo das vias aéreas e ventilação:

– Desobstrução de vias aéreas: Manobras Manuais – Tração da Mandíbula e Elevação do Mento, aspiração da cavidade oral com dispositivo rígido de aspiração, retirada de corpo estranho com pinça específica (Maguil) e colocação de cânula orofaríngea.

– Ventilação: das manobras básicas às avançadas – colocação da máscara não reinalante com reservatório, utilização do dispositivo bolsa-válvula-máscara, inserção da máscara laríngea, apreciação de dispositivos alternativos para a ventilação mais invasiva: tubo laríngeo e dispositivo Combitube e revisão dos procedimentos auxiliares à intubação orotraqueal (revisão de todo o material utilizado para o procedimento, checagem do laringoscópio e do tubo e fixação desse)

Choque – C

– Abordagem do Choque Hemorrágico, através da simulação de atendimento à vítima traumatizada, executando as técnicas de contenção de hemorragia (compressão direta, uso do torniquete), verificando os dispositivos para a punção de acesso venoso e realizando o treinamento da punção intraóssea em pés de galinha, contemplando a conduta da reposição volêmica.

– Demonstração da Autohemotransfusão – procedimento e dispositivo

– Demonstração de contenção pélvica – dispositivo e uso da cinta pélvica

Trauma Cranioencefálico – D

– Revisão da anatomia do cérebro utilizando um cérebro desmontável para estudo e demonstração e reconhecimento de alterações do nível de consciência, das lesões neurológicas ameaçadoras da vida, dos sinais de aumento da PIC (Pressão Intracraniana) e das LCT, através da discussão de casos.

Trauma Vertebromedular e Musculoesquelético – E

– Manuseio de dispositivos e equipamentos para a imobilização da coluna (colar cervical, protetores laterais de cabeça e maca rígida) e extremidades (talas moldáveis, tala Split e bandagens) e execução dos procedimentos em manequim vivo.

Trauma Pediátrico

– Revisão e reconhecimento das peculiaridades da criança

– Manuseio dos equipamentos e dispositivos específicos da pediatria

– Simulação de atendimento em manequim de brinquedo caracterizado como vítima pediátrica traumatizada – são implementadas as avaliações primária e secundária, os procedimentos de reanimação, identificando inclusive as necessidades emocionais e métodos para apoiar a criança e a família, assim como achados suspeitos dos maus-tratos.

       Credenciamento Internacional:

O Curso Advanced Trauma Care for Nurses (ATCN) é um programa educacional vinculado a Sociedade de Enfermeiros de Trauma (STN – Society of Trama Nurses), uma organização profissional internacional que visa o atendimento ao trauma de qualidade em nível global, primando pela educação e a colaboração interdisciplinar, em parceria com o Comitê de Trauma (COT) do Colégio Americano de Cirurgiões (ACS – American College of Surgeons), associação de cirurgiões que criou o ATLS. O curso tem validade de 4 anos e certificação internacional o que implica em revalidá-lo após esse período.

       Atualizações de Edições:

As atualizações do curso ATCN ocorrem conforme as atualizações do ATLS e a cada nova edição o curso passa por mudanças no conteúdo e no método de ensino, sendo implantadas e desenvolvidas conforme as recomendações e orientações do Comitê de Trauma do Colégio Americano de Cirurgiões (ACS) e da Sociedade de Enfermeiros de Trauma (STN).

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