Introdução ao curso ATLS
O curso ATLS é um dos mais conhecidos cursos intensivos internacionais.
O trauma é a principal causa de óbito até os 39 anos de idade e uma das três maiores causas de morte no mundo todo. Trata-se de um problema de saúde pública com forte impacto no financiamento da saúde, mesmo em países com grande desenvolvimento.
Na atenção às vítimas de trauma, as lesões que implicam risco de vida não admitem investigação detalhada. Uma abordagem específica e sistematizada diminui as lesões despercebidas e reduz o número de mortes evitáveis.
A fim de atender a demanda por qualificação nesta área, há programas educacionais que difundem um modelo padronizado de ensino que capacita os profissionais que atuam na rede de emergência.
O ATLS (Advanced trauma Life Support) é um curso avançado de atendimento ao trauma desenvolvido pelo American College of Surgeons (ACS) destinado a aperfeiçoar as habilidades no atendimento ao traumatizado grave.
Histórico do curso ATLS
Em 1977, a partir de um acidente aéreo no Nebraska, envolvendo o ortopedista James Styner e sua família, teve início um projeto cujo objetivo era desenvolver um curso avançado de trauma voltado para médicos. Em 1999, o Comitê de Trauma do ACS implantou um programa que rapidamente, devido as suas bases essencialmente clínicas, prosperou ao redor do mundo, o curso ATLS, considerado hoje o padrão ouro da assistência ao trauma mundialmente. O curso foi trazido ao Brasil em 1988, pelo Professor Dario Birolini, da Universidade de São Paulo (USP), e de lá disseminou-se por quase todas as regiões do país.
Objetivos do curso ATLS
O curso ATLS tem como objetivos desenvolver e aprimorar habilidade inerentes à assistência das vítimas de trauma grave com base em protocolos e acessíveis, evidências clínicas e diretrizes internacionais, uniformizando as condutas juntamente à equipe multiprofissional.
Hoje, muitos dos serviços de emergência no Brasil, exigem essa certificação para a atuação do profissional, que realizando um atendimento sistematizado promove maior sobrevida e menor número de sequelas, elevando a qualidade da assistência, do trabalho em equipe e do fluxo dos serviços hospitalares.
Metodologia de Ensino do curso ATLS
O programa envolve um curso de imersão de 2 dias que exige a dedicação integral do aluno e dos instrutores.
O curso é composto por 1 diretor e 4 instrutores selecionados entre os alunos que se destacam e que recebem formação específica para exercerem essa atividade. Tendo sido aprovado no curso preparatório e, posteriormente, participando de cursos como candidato, o instrutor pode enfim ministrar aulas em cursos oficiais em qualquer país que faça parte do programa.
As aulas teóricas constituem um modelo de discussão interativa baseada em discussões de casos onde o aluno vai incorporando o conhecimento de forma coletiva e cumulativa.
As aulas práticas são realizadas na forma de estações de habilidades onde os elementos teóricos do manual e das aulas interativas será posto em prática. Além da oportunidade de praticar de forma orientada os diversos procedimentos, será utilizada a metodologia em 5 etapas naquelas habilidades consideradas mais importantes, nas quais os alunos, após demonstração feita pelo instrutor, irão ensinar uns aos outros, demonstrando haverem incorporado aquele conhecimento.
Essas atividades também transcorrerão a partir de casos a serem “atendidos”. Todo o material e equipamento médico-hospitalar está disponível, proporcionando ao aluno a consolidação do aprendizado, através da execução de procedimentos sob instrução, atendimento a vítimas simuladas por atores, sempre com base em um atendimento sistematizado. Os alunos, divididos em pequenos grupos e conforme a sua função, participam ativamente das estações em sistema de rodízio, sendo observados e avaliados pelo desempenho, conhecimento, condutas e domínio das técnicas e procedimentos, dando subsídios aos instrutores para sua avaliação final.
As avaliações são teóricas e práticas. Antes do curso é aplicado um pré-teste, com questões de múltipla escolha, que deve ser entregue logo na chegada ao curso. Uma outra prova similar, com mais peso, é aplicada ao final do segundo dia, em sala de aula. Também no final do segundo dia é realizado um teste prático, nos mesmos moldes das estações com pacientes, onde o aluno é avaliado de forma integral, levando em consideração, inclusive, os mesmos itens: desempenho, conhecimento, condutas, habilidades e domínio de técnicas e procedimentos.
Conteúdos do curso ATLS
São abordados os conteúdos descritos no Manual do ATLS que deve ser lido pelo aluno previamente ao curso. Esta é uma condição indispensável para um bom desempenho.
Da Avaliação e Atendimento Iniciais em que é abordada a Sistematização do Atendimento, que embasa os protocolos mundiais de atendimento ao traumatizado, passando pelos traumas Cranioencefálico, Torácico, Abdominal, Pélvico, Vertebromedular e Musculoesquelético, até as Queimaduras e os traumas nas Populações Especiais – Criança, Idoso e Gestante.
No que tange aos conteúdos específicos: em nível teórico, são todos apresentados sob a forma de discussão interativa e depois praticados em pequenos grupos, conforme já descrito. São utilizados materiais e equipamentos médico-hospitalares, simuladores e manequins vivos que proporcionam ao aluno um ambiente mais próximo da realidade.
Avaliação e Atendimento Iniciais no ATLS
São demonstradas ao vivo ou através de vídeo as Avaliações Primária e Secundária e o Tratamento, além da Sistematização do Atendimento, de uma forma minuciosa, que tem base numa sequência que visa o tratamento de acordo com as prioridades e avaliação do doente: XABCDE
A – Via Aérea com proteção da coluna cervical;
B – Ventilação e respiração;
C – Circulação com controle de hemorragia;
D – Disfunção, estado neurológico;
E – Exposição com controle do ambiente.
No ATLS Ooaluno realiza um atendimento passo a passo, implementando as Avaliações Primária e Secundária, de forma a explorar cada elemento do ABCDE. Com base no caso, faz a abordagem inicial, prevendo as lesões ameaçadoras da vida, manuseia os equipamentos e executa técnicas e procedimentos como a colocação de máscara de oxigênio, monitorização cardíaca, oximetria, capnografia, ausculta pulmonar, entre outros.
Via Aérea e Ventilação – A/B
São abordadas e simuladas no curso ATLS em manequim próprio as manobras e técnicas de manejo das vias aéreas e ventilação:
– Desobstrução de vias aéreas: Tração da Mandíbula e Elevação do Mento, aspiração da cavidade oral com dispositivo rígido de aspiração, retirada de corpo estranho com pinça de Maguil e colocação de cânula oro e nasofaríngea.
– Ventilação: Colocação da máscara não reinalante com reservatório, utilização do dispositivo bolsa-válvula-máscara, inserção de máscara laríngea, apreciação de dispositivos alternativos para a ventilação mais invasiva: tubo laríngeo e dispositivo Combitube e intubação orotraqueal.
Choque – C
Abordagem do Choque Hemorrágico através da simulação de atendimento à vítima traumatizada, executando as técnicas de contenção de hemorragia (compressão direta, uso do torniquete), verificando os dispositivos para a punção de acesso venoso e realizando o treinamento da punção intraóssea e contemplando a conduta da reposição volêmica. Contenção pélvica com uso de cinta pélvica
Trauma Cranioencefálico – D
Revisão da anatomia do cérebro, estudo e demonstração e reconhecimento de alterações do nível de consciência, das lesões neurológicas ameaçadoras da vida, dos sinais de aumento da PIC (Pressão Intracraniana) e das LCT, através da discussão de casos.
Trauma Vertebromedular e Musculoesquelético – E
Manuseio de dispositivos e equipamentos para restrição e imobilização da coluna (colar cervical, protetores laterais de cabeça e maca rígida) e extremidades (talas moldáveis, tala Split e bandagens).
Trauma Pediátrico
Revisão e reconhecimento das peculiaridades da criança. Manuseio dos equipamentos e dispositivos específicos da pediatria. Atenção ao diagnóstico de maus-tratos.
Credenciamento Internacional do curso ATLS:
O Curso ATLS é um programa educacional vinculado ao American College of Surgeons (ACS), maior sociedade cirúrgica do mundo, com cerca de 100.000 associados. O Comitê de trauma dessa instituição emite os certificados e credenciamentos, formula as políticas a serem implantadas e elabora uma atualização de conteúdos a cada 4 anos. Razão pela qual o credenciamento internacional do aluno tem validade de 4 anos, o que implica revalidá-lo após esse período.