ADVANCED MEDICAL LIFE SUPPORT – AMLS
O curso AMLS (Advanced Medical Life Support) é mais um dos mais conhecidos cursos internacionais da NAEMT (National Association of Emergency Medical Technicians).
O trauma figura entre a primeira e terceira causa de morte nos diversos continentes. Para abordá-lo no âmbito do Pré-hospitalar a NAEMT desenvolveu o PHTLS. Já amplamente difundido em todo o mundo.
O AMLS surgiu para preencher uma lacuna na qualificação para o atendimento pré-hospitalar móvel e fixo, no que tange às urgências clinicas, uma vez que cerca de 70% dos atendimentos deste sistema não são trauma, são problemas clínicos que abrangem toda uma gama de patologias ameaçadoras a vida.
O AMLS propõe uma abordagem sistematizada, validando ou descartando hipóteses diagnósticas, a fim de definir a melhor estratégia de tratamento de emergência para o paciente, empregando a metodologia “thinking out of the box”.
OBJETIVOS DO CURSO AMLS
O curso AMLS tem como objetivo proporcionar uma forma de educação adicional em emergências clínicas, nos exames de certificação e licenciatura dos socorristas. O programa foi planejado para melhorar o desfecho dos pacientes qualificando o profissional da saúde com uma base de conhecimento teórico-prático que vai da avaliação à assistência.
Durante a avaliação, as apresentações vagas, a diversidade de queixas e a sutileza na diferenciação diagnóstica, exigem raciocínio rápido e lógico, capaz de superar armadilhas que podem levar a uma decisão incorreta.
Utilizando a medicina baseada em evidências, é possível otimizar esse conhecimento básico do agente de saúde a respeito do doente crítico. A via de avaliação do AMLS é um processo dinâmico e contínuo. A prioridade é sempre o doente, não o processo e nem a via. A sequência dos componentes da avaliação pode ser modificada, contanto que todos os componentes sejam avaliados.
Hoje há muitos dos serviços de emergência no Brasil que exigem essa certificação para a atuação do profissional, com intuito de promover maior sobrevida e menor número de sequelas, elevando a qualidade da assistência, do trabalho em equipe e do fluxo dos serviços hospitalares.
METODOLOGIA DE ENSINO
O programa envolve um curso de imersão de 2 dias que exige a dedicação integral do aluno e dos instrutores. O curso é composto por 1 diretor (médico) e 2 instrutores (médico ou enfermeiro), selecionados entre os alunos que se destacam e que recebem formação específica para exercerem essa atividade. Tendo sido aprovado no curso preparatório e, posteriormente, participando de cursos como candidato, o instrutor pode enfim ministrar aulas em cursos oficiais em qualquer país que faça parte do programa.
As aulas teóricas constituem um modelo de discussão interativa baseada em discussões de casos onde o aluno vai incorporando o conhecimento de forma coletiva e cumulativa.
As aulas práticas são realizadas na forma de estações de casos relacionados às aulas e ao exercício do fluxograma do AMLS nas mais diversas situações clinicas. Além da oportunidade de praticar de forma orientada, o aluno é convidado a trabalhar em equipe, sendo ora líder, ora apenas anotando as condutas realizadas, mas sempre interagindo e participando dos processos diagnósticos.
O reconhecimento de que todos os elos do atendimento a uma emergência clínica são fundamentais e que uma atuação padronizada é um processo-chave, traz maior eficácia e segurança ao atendimento.
As atividades também transcorrerem a partir de casos a serem “atendidos”. Todo o material e equipamento médico-hospitalar está disponível, proporcionando ao aluno a consolidação do aprendizado através de simulação com atores. Os alunos, divididos em pequenos grupos e conforme a sua função, participam ativamente das estações em sistema de rodízio, sendo observados e avaliados pelo desempenho, conhecimento, condutas e domínio das técnicas e procedimentos, dando subsídios aos instrutores para a avaliação final.
As avaliações são teóricas e práticas. Antes do curso é aplicado um pré-teste, com questões de múltipla escolha, que deve ser entregue logo na chegada ao curso. Uma outra prova similar, com mais peso, é aplicada ao final do segundo dia, em sala de aula. Também no final do segundo dia é realizado um teste prático, nos mesmos moldes das estações com pacientes, onde o aluno é avaliado de forma integral, levando em consideração, inclusive, os mesmos itens supracitados.
CONTEÚDOS DO CURSO AMLS
São abordados os conteúdos descritos no Manual do AMLS que deve ser lido pelo aluno previamente ao curso. Esta é uma condição indispensável para um bom desempenho.
Da apresentação do fluxograma de atendimento, em que é abordada a Sistematização do Atendimento, que embasa o protocolo desenvolvido pela NAEMT, passando pelas Desordens Respiratória e Cardiológica, o Choque, as Desordens Neurológicas, Endócrinas e Metabólicas, as Emergências Ligadas ao Meio Ambiente, as Desordens Abdominais, as Doenças Infecciosas até as Emergências Toxicológicas, Produtos Perigosos e Armas de Destruição em Massa.
AVALIAÇÃO E ATENDIMENTO INICIAIS NO AMLS
São demonstradas através de vídeo a aplicabilidade do fluxograma, no início de cada dia, e realizada uma discussão interativa com os alunos; e após cada aula haverá 3 estações práticas correspondentes ao tema.
Foto 3 (pagina 7 do livro do aluno)
CREDENCIAMENTO INTERNACIONAL DO CURSO AMLS:
O Curso AMLS é um programa educacional vinculado a NAEMT. Este curso incorpora as diretrizes mais atuais da AHA e do Comitê de Trauma do American College of Surgeons – ACS, maior sociedade cirúrgica do mundo, com cerca de 100.000 associados. A NAEMT emite os certificados e credenciamentos, formula as políticas a serem implantadas e elabora uma atualização de conteúdos a cada 4 anos. Razão pela qual o credenciamento internacional do aluno tem validade de 4 anos, o que implica revalidá-lo após esse período.
REFEIÇÕES
Por ser um curso de imersão e que exige dedicação intensa todas as atividades refeições são realizadas na própria instituição. Café da manhã, almoço e coffee break.
O AMLS NO CETS
O CETS conta com profissionais altamente qualificados que obedecem a um sistema rigoroso de atualização constante. Todos possuem a certificação da NAEMT para instrução, coordenação e direção dos cursos e muitos são instrutores de outros cursos certificados (PHTLS, ATLS, ATCN, PALS) também ministrados em nossa instituição. Um local de fácil acesso, com estacionamento vago nas adjacências e um ambiente confortável e adaptado ao ensino, proposito único do CETS.